CQM - Centro de Química da Madeira

Conteúdo

CQM

 

Membro



|

Prémio Nobel em Química 2018

O Prémio Nobel da Química de 2018 foi atribuído em conjunto a Frances H. Arnold, George P. Smith e Sir Gregory P. Winter pelo seu trabalho no "controlo do poder da evolução".

A Academia Real de Ciências da Suécia atribuiu o Prémio Nobel da Química de 2018 em conjunto a Frances H. Arnold (California Institute of Technology, EUA) pelo desenvolvimento de novas enzimas e a George P. Smith (Universidade do Missori, EUA) e Sir Gregory P. Winter (MRC Laboratory of Molecular Biology, UK) pelo trabalho desenvolvido em Phage Display.


A técnica de Phage Display usa vírus que infetam bactérias (bacteriófagos) para desenvolver novas proteínas de uma forma rápida, eficiente e económica. Devido à sua grande flexibilidade, a técnica de Phage Display, tem se tornado objeto de interesse para muitos investigadores e tem várias aplicações clínicas e tecnológicas, nomeadamente, na descoberta de fármacos, terapia genética, nanotecnologia, desenvolvimento de vacinas e de métodos de diagnóstico. Esta técnica tem, de facto, contribuído para a produção de anticorpos e fármacos para o tratamento de doenças autoimunes, do cancro e de infecções virais ou bacterianas.


O Centro de Química da Madeira (CQM) tem tirado partido do grande potencial da técnica de Phage Display utilizando-a como ferramenta principal para o desenvolvimento de um novo método de diagnóstico de doenças infecciosas, mais especificamente da Dengue e da Zika. Apesar de se ter observado um surto mundial destas duas doenças, os métodos de diagnóstico ainda apresentam várias limitações que necessitam ser ultrapassadas. O trabalho de investigação do CQM pretende superar estes obstáculos, desenvolvendo uma técnica de diagnóstico da Dengue e da Zika, baseada na tecnologia de Phage Display, e que seja barata, simples, eficaz e de rápida resposta.


Pode ver a atribuição do Prémio Nobel em Química de 2017 no vídeo abaixo.

 
Copyright © 2018 Centro de Química da Madeira. Todos os direitos reservados. - FCT ref. CHEM-Madeira-Funchal-674 | Projeto UID/QUI/00674/2013