CQM - Centro de Química da Madeira

Conteúdo

CQM

 

Membro



|

CQM participa no 4º encontro do Ecofibras em Las Palmas

$º Encontro do projeto EcoFibras em Las Palmas

$º Encontro do projeto EcoFibras em Las Palmas

No âmbito do projeto “Valorización ecosostenible de especies vegetales invasoras de la Macaronesia para la obtención de fibras de uso industrial” (MAC/4.6d/040), decorreu no Jardín Botánico Canario Viera y Clavijo, Tafira - Las Palmas de Gran Canaria, no passado dia 31 de Outubro,  o 4º Encontro do projeto ECOFIBRAS, que contou com a participação do Professor João Rodrigues – Investigador sénior do Centro de Química da Madeira (CQM) e, responsável pela equipa do Centro no projeto referido.




Neste encontro, foram discutidos os resultados obtidos pelos diferentes parceiros, desde o último encontro ocorrido na Ilha Terceira, Açores e delineadas as estratégias de trabalho para os próximos meses. Este projeto, que envolve uma equipa multidisciplinar (Eng. Mecânica e dos Materiais, Biologia, Agropecuária e Química) procura não só inventariar algumas das espécies invasoras mais distribuídas pelos 3 arquipélagos, como caracterizá-las do ponto de vista mecânico, químico e morfológico e, valorizá-las para utilização como materiais compósitos, nanomateriais e para uso agropecuário. 

EcoFibras 4th meeting

No projeto ECOFIBRAS, o CQM é responsável pela caraterização química e morfológica (por Microscopia Eletrónica de Varrimento (SEM) e Microscopia de Força Atómica (AFM)) das espécies invasores, dos materiais compósitos produzidos a partir destas e, ainda, pela obtenção de nanocelulose a partir das fibras vegetais. Como resultado do trabalho realizado foram preparados, caracterizados e testados, vários materiais compósitos à base de fibras, apresentadas várias comunicações orais em congressos, realizadas sessões de divulgação do projeto junto da sociedade civil e de entidades públicas e privadas. 

EcoFibras 4th meeting

Os resultados obtidos serão disponibilizados ao público na forma de catálogos, prospetos, relatórios técnicos, artigos científicos e protótipos de demonstração. O projeto conta com um envelope financeiro no valor total de 953607,48 euros, financiado a 85% pelo programa FEDER - INTERREG (MAC2014-2020), e envolve uma equipa de mais de 15 pessoas, 3 Universidades, uma Fundação e um Jardim Botânico.

 
Copyright © 2018 Centro de Química da Madeira. Todos os direitos reservados. - FCT ref. CHEM-Madeira-Funchal-674 | Projeto UID/QUI/00674/2013