CQM - Centro de Química da Madeira

Conteúdo

CQM

 

Membro



|

Instalação do primeiro Citómetro de Fluxo do CQM

Citrometro de Fluxo CQM NovoCyte 3000

No âmbito da Operação CQM+, o CQM adquiriu e instalou esta semana o seu primeiro Citómetro de Fluxo. Este equipamento é o primeiro da região dedicado à investigação nas áreas da Saúde e Bioquímica.

A Operação CQM+ é financiada pelo Programa Madeira 14-20 (ARDITI - M1420-01-0145-FEDER-000005 - CQM+ - Centro de Química da Madeira), e permitiu ao CQM adquirir e instalar um citómetro de fluxo (ACEA BIOSCIENCE, NovoCyte 3000) esta semana. A aquisição deste equipamento implicou um investimento que ronda os 98 000 euros com a finalidade de reforçar a capacidade instalada do CQM e as actividades inscritas nos diferentes projetos que constituem a operação CQM+. Este equipamento é o primeiro na Região totalmente destinado à investigação nas áreas da Saúde e da Bioquímica. O NovoCyte 3000 dispõe de 3 lasers (405 nm, 488 nm, 640 nm) e 13 canais de deteção de fluorescência e estará ao serviço dos investigadores do CQM e da Operação CQM+ para o estudo de compostos anticancerígenos e anti-infeciosos em desenvolvimento nesta unidade nacional de investigação.

Instalação Citrometro de Fluxo CQM NovoCyte 3000

A citometria de fluxo é uma técnica utilizada para contar, examinar e classificar partículas microscópicas, por exemplo células. Esta técnica e o equipamento agora instalado, permitem a análise simultânea de vários parâmetros, sendo possível analisar características físicas e/ou químicas (p.ex.: tamanho, complexidade morfológica, fluorescência, etc.) de várias células em cada segundo e em tempo real. Esta técnica é muito usada no diagnóstico oncohematológico (p.ex.: deteção de células neoplásicas, análise do ciclo celular…), para estudos de proliferação celular e quantificação de células estaminais.

Formação Citrometro de Fluxo CQM NovoCyte 3000

No decorrer do processo de instalação, a Doutora Sandra Cuní-Vallduriola, gestora de produto da empresa Izasa Scientific, deu uma palestra formativa e um seminário prático para os investigadores sobre a utilização e funcionalidades do equipamento agora adquirido pelo CQM.

Citrometro de Fluxo CQM NovoCyte 3000 instalado


 
Copyright © 2018 Centro de Química da Madeira. Todos os direitos reservados. - FCT ref. CHEM-Madeira-Funchal-674 | Projeto UID/QUI/00674/2013