CQM - Centro de Química da Madeira

Conteúdo

CQM

 

Membro



|

Simpósio aberto ECOFIBRAS - 3 de novembro

Poster simpósio ECOFIBRAS

O CQM vai organizar o 2º Encontro do projeto ECOFIBRAS e irá realizar um simpósio aberto no dia 3 de novembro.


No âmbito do 2ª Encontro do projeto ECOFIBRAS (valorização eco-sustentável de espécies vegetais invasivas da Macaronésia para obtenção de fibras com uso industrial, MAC/4.6d/040), o Centro de Química da Madeira (CQM), organizará um simpósio aberto no dia 3 de novembro pelas 8:45 na sala de conferências 0.57 da Universidade da Madeira. Esta reunião será dedicada ao tema geral das espécies invasoras da Macaronésia (a sua identificação e comportamento natural) e o seu uso para a extração/produção de fibras para aplicações tecnológicas.


Este é um projeto transregional que engloba as Ilhas Canárias (líder do projeto), Açores e Madeira. O projeto é apoiado através do programa de cooperação regional MAC com fundos FEDER (INTERREG- MAC2014-2020). Na Ilha da Madeira, o projeto é liderado pelo CQM com João Rodrigues, Helena Tomás e Olga Evdokimova como membros da equipa. O objetivo do ECOFIBRAS é a recuperação sustentável de plantas invasivas para a produção de fibras industriais com aplicações em materiais compósitos reforçados, nanocompósitos e fertilizantes. O projeto tem uma duração de 3 anos (janeiro de 2017 até dezembro de 2019) e um orçamento global de 953 607 euros (UMa/CQM: 151 022 euros).


O simpósio é de grande interesse para quem pretende utilizar fibras naturais como fonte de nanomateriais para a preparação de materiais reforçados e nanocompósitos para utilizações industriais (incluindo aplicações médicas e a indústria automóvel).


Registo

Todos os interessados em participar no simpósio devem inscrever-se através do nosso formulário até 27 de outubro. Os lugares são limitados, e, portanto, investigadores da área terão prioridade.


Poster simpósio ECOFIBRAS

 
Copyright © 2018 Centro de Química da Madeira. Todos os direitos reservados. - FCT ref. CHEM-Madeira-Funchal-674 | Projeto UID/QUI/00674/2013