Consulte aqui a lista de colocações dos candidatos.

No âmbito da iniciativa "Estágios de Verão", promovida pelo Centro de Química da Madeira, encontram-se disponíveis 8 vagas para a realização de estágios científicos de um mês (julho de 2016) nos laboratórios do Centro.

Os estágios visam possibilitar aos alunos da Universidade da Madeira (1º Ciclo de Bioquímica, 2º Ciclo de Bioquímica Aplicada e 2º Ciclo de Nanoquímica e Nanomateriais) e ainda a estudantes de outras universidades (Bioquímica, Química ou áreas relacionadas), um primeiro contacto com as atividades científicas que decorrem nos laboratórios de investigação.

PROPOSTAS DE ESTÁGIO

PROPOSTA 1

Título: Estabelecimento do perfil volátil e aromático de cidra regional por HS-SPME/GC-qMS

Supervisor: Rosa Maria de Sá Perestrelo

Co-supervisor: José de Sousa Câmara

Nº de vagas: 2

Resumo: O aroma é um importante fator de qualidade em bebidas alcoólicas e encontra-se fortemente relacionado com o processo de fabrico. A cidra resulta do esmagamento de maçãs frescas, organicamente cultivadas, cujo amadurecimento é efetuado em barris de madeira, o que irá acelerar as qualidades de fermentação naturais das maçãs esmagadas, diferenciando-as dos vinagres refinados e destilados comercialmente disponíveis. O estabelecimento do perfil aromático de cidras, bem como de outras matrizes alimentares é um desafio que envolve cromatografia em fase gasosa, olfatometria e técnicas sensoriais. Com este trabalho pretendemos estabelecer o perfil volátil e aromático de cidra regional, de diferentes produtores, usando a microextracção em fase sólida acoplada à cromatografia em fase gasosa acoplado à espectrometria de massa (HS-SPME/GC-qMS).

Data prevista de início: 4 de Julho

Nº de horas dia ou horário previsto: 6-7 horas/dia

Está disponível para receber estudantes de outras universidades (S/N)?: S

PROPOSTA 2

Título: Preparação e caracterização de novos nanomateriais e suas aplicações biomédicas

Supervisor: Carla S. Alves

Co-supervisor: Helena Tomás

Nº de vagas: 1

Resumo: O objectivo do estágio é preparar novos nanomateriais utilizando dendrímeros de poli(amidoamina) (PAMAM) e avaliar o seu potencial como veículos para a introdução de um fármaco anticancerígeno e a sua entrega em células cancerígenas. O plano de trabalho involve (i) a preparação de novos nanomateriais baseados na funcionalização dos dendrímeros PAMAM com ácido hialurônico e/ou nanopartículas de ouro; (ii) a caracterização dos compostos preparados utilizando diversas técnicas (ex. Resonância Magnética Nuclear, Espectroscopia UV-Visível e Dispersão Dinâmica de Luz); (iii) a avaliação da citotoxicidade dos nanomateriais usando células em cultura; (iv) a avaliação da capacidade dos nanomateriais de entregar a DOX em células cancerígenas.

Data prevista de início: 4 de Julho

Nº de horas dia ou horário previsto: 6-7 horas/dia

Está disponível para receber estudantes de outras universidades?: S

Outras observações consideradas relevantes: O candidato deve ter um bom conhecimento geral em química e bioquímica, bem como interesse na preparação de nanomateriais que são para ser utilizados para aplicações biomédicas. Alguma experiência em cultura célular será uma vantagem.

PROPOSTA 3

Título: Synthesis, characterization, and functionalization of carbon dots

Supervisor: João Rodrigues

Nº de vagas: 1

Resumo: Carbon dots (CDs) are a class of new carbon structures, made of clusters of carbon atoms, may also contain other types of atoms, such oxygen, hydrogen, and nitrogen. Discovered in 2006, the properties of this new type of carbon nanostructures, like solubility, Chemical inertness, fluorescence, and biocompatibility, attracted the interest of a substantial number of research groups. In this period of training the student, will be exposed to that type of new nanomaterials by characterizing the carbon quantum dots C-dots) using mild bottom-up conditions and cheaper reagents. The prepared carbon-based nanomaterials will be characterized by FTIR, UV-Vis and Fluorescence Spectroscopy, Dynamic Light Scattering (zeta potential), 1H-NMR, and 13C-NMR. The as prepared Carbon nanostructures will be functionalized with acceptor and donor groups and/or combined with copper nanoparticles. UV-Vis and Fluorescence Spectroscopy will be used to evaluate its optical properties.

Data prevista de início: 4 de Julho

Nº de horas dia ou horário previsto: 6-7 horas/dia

Está disponível para receber estudantes de outras universidades (S/N)?: S

Outras observações consideradas relevantes: Alunos do 3º ano do 1º ciclo de Bioquímica (UMa), Química, Materiais ou equivalente. Estudantes do 1º ano de mestrado em Bioquímica Aplicada (UMa) ou de Nanoquímica e Nanomateriais (UMa), ou Química/Materiais de outras Universidades. Os estagiários para além dos conhecimentos básicos de Química, devem ser fluentes em inglês, uma vez que irão trabalhar com investigadores de várias nacionalidades.

PROPOSTA 4

Título: Avaliação da composição volátil da urina

Supervisor: Jorge Augusto Machado Pereira

Co-supervisor: José de Sousa Câmara

Nº de vagas: 2

Resumo: A urina é uma fonte importante de informação metabólica acerca do funcionamento do nosso organismo, sendo comum a sua colheita para pesquisa de biomarcadores para as mais variadas situações clínicas. Com este projeto pretendemos avaliar a variação da composição volátil da urina ao longo do dia e verificar a existência de fatores interferentes, tais como a dieta alimentar. Desta forma poderemos minimizar a interferência destes fatores na definição do perfil volátil da urina em pessoas saudáveis e com diferentes patologias, nomeadamente cancro. Do ponto de vista experimental, será usada microextração em fase sólida acoplada com cromatografia gasosa.

Data prevista de início: 4 de julho

Nº de horas dia ou horário previsto: 6-7 horas/dia

Está disponível para receber estudantes de outras universidades (S/N)?: S

Outras observações consideradas relevantes (e.g. requisitos mínimos): n/a

PROPOSTA 5

Título: Definição do perfil volatómico e polifenólico de produtos agroalimentares produzidos na RAM como estratégia para identificação de compostos com potencial antiviral

Supervisor: José de Sousa Câmara

Nº de vagas: 2

Resumo: Tendo por base as propriedades bioativas dos constituintes de alguns produtos agroalimentares produzidos na RAM, pretende-se neste trabalho identificar metabolitos com potencial efeito antiviral. Será optimizada e implementada uma metodologia SPME para extração dos metabolitos voláteis combinada com a cromatografia gasosa-espectrometria de massa (GC-MS) para a identificação dos metabolitos voláteis. Será igualmente estudado o perfil de polifenóis livres de baixo peso molecular e realizada a sua quantificação por cromatografia líquida de ultra eficiência combinada com um sistema de deteção por fluorescência (UPLC-FLR).

Data prevista de início: 4 de Julho

Nº de horas dia ou horário previsto: 6-7 horas/dia

Está disponível para receber estudantes de outras universidades (S/N)?: S

Outras observações consideradas relevantes (e.g. requisitos mínimos): n/a

 

INSCRIÇÃO

As inscrições decorrem até 26 de junho de 2016, através do formulário disponível aqui.

No momento da inscrição, os candidatos devem indicar o estágio que pretendem frequentar (1º escolha) e, caso o desejem, podem ainda selecionar um estágio alternativo (2ª escolha), tendo em atenção que não podem repetir o estágio ou o supervisor do ano(s) anterior(es). A partir do dia 27 de junho, será divulgada a lista de candidatos admitidos.

Os estágios são gratuitos para os alunos do 1º Ciclo de Bioquímica e dos 2ºs. Ciclos em Bioquímica Aplicada ou Nanoquímica e Nanomateriais da Universidade da Madeira. Para os alunos de Bioquímica, Química ou áreas relacionadas, de outras universidades, a inscrição tem um custo de 50€ e os candidatos selecionados devem ser titulares de um seguro de acidentes pessoais, válido para todo o período do estágio, a fim de poder utilizar os espaços laboratoriais do CQM.

PROCESSO DE SELEÇÃO

Os alunos serão registados por data de inscrição e seriados de acordo com as seguintes prioridades:

  • 1ª Prioridade: Será dada preferência aos alunos do 1º Ciclo de Bioquimica da UMa que nunca tenham frequentado os estágios do CQM;
  • 2ª Prioridade: alunos dos 2ºs. Ciclos em Bioquímica Aplicada ou Nanoquímica e Nanomateriais que nunca tenham frequentado os estágios do CQM;
  • 3ª Prioridade: alunos de outras universidades das áreas Bioquímica, Química ou áreas relacionadas;
  • 4ª Prioridade: outros alunos do 1º Ciclo de Bioquímica e dos 2ºs. Ciclos em Bioquímica Aplicada ou Nanoquímica e Nanomateriais;
  • Os candidatos não selecionados em 1ª primeira ou 2º prioridade, passarão a suplentes.

Aos estagiários será passado o respetivo certificado de participação que incluirá, necessariamente, o número de horas de trabalho realizadas.

NOTA: Estes estágios não substituem qualquer frequência/equivalência curricular dos respetivos cursos.