Imagem vazia padrão

Dia 3 de Fevereiro, quarta-feira, o Prof. Geoffrey Ozin proferirá, pelas 15 horas, no auditório do Colégio dos Jesuítas, uma palestra, aberta ao público, intitulada “Spin of a Spin Off” onde apresentará os resultados do trabalho desenvolvido pela empresa Opalux.

Geoffrey Ozin estudou no King’s College em Londres e no Oriel College da Universidade de Oxford, antes de realizar o seu trabalho pós-doutoramento na Universidade de Southampton.

Actualmente é responsável pela  cátedra Tier 1 Canada Research em  Química de Materiais, é Distinguished University Professor na Universidade de Toronto e membro fundador do Grupo de Nanociências no Canadian Institute for Advanced Research.

A nível internacional, ele é, ou foi, Professor Honorário no The Royal Institution (Grã-Bretanha) e no University College (Londres), Consultor Externo no London Centre for Nanotechnology, Alexander von Humboldt Senior Scientist no Max Planck Institute for Surface and Colloid Science (Potsdam/Alemanha) e Professor Convidado no Centre for Functional Nanostructures do Karlsruhe Institute of Technology (KIT).

Ao longo de uma carreira de quarto décadas, produziu avanços científicos e tecnológicos importantes na área da Nanoquímica, que ajudaram a definir o rumo da Nanotecnologia. Fez descobertas fundamentais nos campos emergentes dos Nanomateriais, Materiais Nanoporosos, Cristais Fotónicos e Nanomáquinas.

No seu grupo de investigação foram desenvolvidas novas arquitecturas que controlam os electrões e os fotões de forma nunca antes vista, tendo produzido tecnologias revolucionárias com diversas aplicações potenciais, incluindo células solares com desempenho superior para produção limpa de energia, fotocatalisadores mais eficientes para a eliminação de poluentes, fases estacionárias com uma melhor resolução na separação de moléculas e biomoléculas para aplicação em cromatografia, sistemas de autenticação e segurança biométrica mais avançados, chips mais pequenos e mais rápidos para computadores mais poderosos e um novo tipo de monitor a cores à base de cristais fotónicos.

Com o seu trabalho de investigação  mostrou que a estrutura da matéria, em todos os seus níveis de construção, desde a escala nano até á forma macroscópica mais comum, determina as propriedades, as funções e a finalidade utilitária das suas diversas aplicações.

Co-Autor de mais do 600 artigos científicos, 22 dos quais publicados na Revista Nature e Science, é ainda responsável em co-autoria de dois livros considerados fundamentais para o ensino da nanoquímica; Nanochemistry: A Chemical Approach to Nanomaterials (2005/2009) e Concepts of Nanochemistry (2009), já introduzidos como ferramenta de trabalho no mestrado de Bioquímica Aplicada da Universidade da Madeira.

Lista dos 5 artigos de Geoffrey Ozin mais citados no campo das Nanociências

1. Nanochemistry - Synthesis in diminishing dimensions, Ozin GA, ADVANCED MATERIALS, 1992, 4, 612-649 (Citações: 992).

2. Large-scale synthesis of a silicon photonic crystal with a complete three-dimensional bandgap near 1.5 micrometres, Ozin GA et al., NATURE, 2000, 405, 437-440 (Citações: 803).

3. Synthesis of inorganic materials with complex form, Ozin GA et al., NATURE, 1996, 382, 313-318    (Citações: 716).

4. Periodic mesoporous organosilicas with organic groups inside the channel walls, Ozin GA et al., NATURE, 1999, 402, 867-871   (Citações: 711).

5. Synthesis of oriented films of mesoporous silica on mica, Ozin GA et al. NATURE, 1996, 379, 703-705 (Citações: 504).